Toxinas em meias dos nossos pequenos

By Marcela Rubia - junho 24, 2019

Mamães,

Um Grupo de Cientistas espanhóis alerta que esse pedacinho de tecido a famosa meia dos nossos pequenos da Universidade de Granada(UGR), instituto de pesquisa em Bioinsatologia de Granada, Hospital de Clínicas San Cecilio da cidade e Centro de Pesquisa Biomédica em Epidemiologia e Saúde Pública (CIBERESP), descobriu que 9 de cada 10 pares de meias para bebês e crianças de 0 a 4 anos contêm traços de bisfenol A e parabenos.

Pesquisaram 32 pares de meias infantis de recém nascida ate 48 meses, de varias marcas distintas e com técnicas avançadas de química e testes biológicos complexos para quantificar a atividade hormonal, os pesquisadores de Granada estudaram a presença do componente plástico bisfenol A, conservantes conhecidos como parabenos e a atividade hormonal (estrogenicidade e androgenicidade) dos extratos das meias.


Diante dos resultados, a principal preocupação é com a possível exposição dos nossos pequenos a esses componentes químicos contidos nas roupas através do trato digestivo, já que é bastante comum bebês e crianças colocarem seus próprios pés e meias na boca. Segundo os cientistas, os bisfenóis e parabenos são disruptores endócrinos associados a certas disfunções que podem levar à diversas doenças em crianças, como deficit de atenção e hiperatividade, distúrbios geniturinários, desenvolvimento sexual secundário prematuro e obesidade infantil.
O grupo de pesquisa disse que acrescentou o alerta à sua campanha de conscientização pública contra a exposição a desreguladores endócrinos.
Resolvi falar sobre esse assunto com vocês pra que todos fiquem atentos os produtos comprados para nossos pequenos.


Enfermeira MARCELA RUBIA

COREN-SP : 332039

  • Share:

You Might Also Like

0 Comments