Já ouviu falar sobre cura energética?

By Marcela Rubia - agosto 21, 2023



Pessoal,

Cura energética é um termo genérico para qualquer terapia que manipule a energia presente nas pessoas, nos ambientes e em todas as coisas, com o objetivo de recuperar o equilíbrio e facilitar o fluxo energético correto. Ter uma abordagem holística, vai além da matéria física condensada. Traumas, estresse emocional e mental, sistemas de falsas crenças, sofrimento físico e outras enfermidades ficam estagnadas nos campos de energia do nosso corpo, do nosso lar e do nosso local de trabalho.

Do que você é feito? De ossos, órgãos, músculos e sangue? Sim, mas essa é apenas uma parte do seu corpo. Você também é a mente e tudo que se passa nela; as emoções e o que elas provocam; e uma consciência, espírito, energia, ou qualquer outro nome que escolha dar para esse “algo” que faz de você mais do que uma carcaça ambulante (independentemente da sua crença religiosa ou ausência dela). Talvez você ache esse conceito um pouco subjetivo e a culpa por pensar assim é da medicina (ou de boa parte dela).

Durante muito tempo até hoje para alguns especialistas, a medicina ocidental trabalhou com o conceito da doença como uma disfunção em uma parte do corpo físico, um pedaço de você a ser diagnosticado, tratado e curado. Funciona assim: se você tem dor de estômago vai a um gastroenterologista, diz quais são os sintomas, realiza exames, diagnostica, trata com medicamentos ou intervenção cirúrgica e
com sorte cura a doença. Parece o único caminho possível. Mas não é. Outras vertentes da medicina se propõem a entender como todas aquelas “versões” do seu corpo trabalham juntas para promover a doença e a cura. E até a tradicional medicina ocidental está se rendendo à visão holística de saúde, que acredita que a mente tem papel de protagonista.


Os desequilíbrios energéticos podem resultar de fatores internos e externos. Desde o início de nossa vida coletamos informações que determinam a nossa programação. Aspectos genéticos, sociais e culturais contribuirão para essa programação. Ao longo dos anos estas imagens e programas que coletamos irão reger a forma como usamos a nossa energia. Nós mantemos a informação em nossos sistemas de energias sutis que determinam como a energia se move através de nossos chakras. Esses programas permanecerão lá, até o momento em que começamos a perceber que, nós criamos nossas experiências segundo às crenças que temos, boas ou não.

Da mesma forma, a saúde energética de nosso lar e de nosso ambiente de trabalho, também, determinam o nosso bem-estar físico, mental, emocional e espiritual. Se o campo de energia está estagnado, com excessos ou deficiências, ocorre um estresse, que por sua vez tem um impacto negativo em todos os setores de nossa vida. Ao longo de um período prolongado de desequilíbrio, isto conduz a problemas de saúde, seja no âmbito pessoal, profissional ou familiar.

Doença é o mecanismo que o nosso corpo usa para nos dizer que a nossa energia não está fluindo harmoniosamente e que algo não está funcionando em nossas vidas. Se não prestarmos atenção nas mensagens iniciais, os avisos se tornarão cada vez mais graves até que tomemos conhecimento. Uma vez que estamos conscientes dessa " lei", podemos considerar a doença sob uma luz mais positiva, contanto que em seguida, saibamos agir e fazer as alterações necessárias para a cura.

Cada vez mais procurada como complemento em diversos tratamentos, as terapias alternativas são uma realidade em clínicas especializadas, hospitais, e também no SUS (Sistema Único de Saúde), onde foram institucionalizadas em 2006. Utilizando técnicas naturais e holísticas e, em parceria com a medicina convencional, as terapias visam a harmonização integrada entre corpo, mente e emoções. Nos últimos anos, tem se verificado um crescimento na adoção desses recursos terapêuticos, com amplos benefícios, inclusive em hospitais de referência no país, como o Sírio Libanês, em São Paulo.

Atualmente conhecidas como integrativas e complementares, muitas terapias estão estabelecidas em Lei, e algumas são citadas como PICs (Práticas Integrativas e Complementares) no Ministério de Saúde, com técnicas e métodos que tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar.

Além de serem utilizadas como recursos terapêuticos para prevenção de doenças, como hipertensão, estresse, dores, depressão, dentre outros, as PICs também podem servir como tratamento paliativo para diversas doenças crônicas, e de acordo com os especialistas seus benefícios são mais amplos e contemplam:

• Autoconhecimento, com benefícios para autoestima

• Melhora a disposição física e emocional

• Alívio de dores físicas

• Alívio de ansiedade e estresse

• Tranquilidade emocional, que leva o indivíduo a agir e lidar melhor com as dificuldades

• Bem-estar e equilíbrio físico, mental e emocional

• Harmoniza e equilibra respiração.





Enfermeira: MARCELA RUBIA
COREN-SP : 332039

  • Share:

You Might Also Like

0 Comments